Canal do Youtube

Histórico


HISTÓRICO

                        No final de 2006 iniciamos a pesquisa na área da fruticultura, buscando uma alternativa economicamente viável para uma pequena propriedade com 11,4 hectares, dentro das suas particularidades de localização, de solo, de índices de chuva e umidade.

 

                        Após a coleta de diversas informações, quase todas em literatura estrangeira, optamos pelo cultivo da oliveira, como uma aposta viável e promissora para a região central do Rio Grande do Sul.

 

                        Já em outubro de 2007 iniciamos o plantio das primeiras 500 mudas, como um projeto piloto, para possibilitar as primeiras experiências de cunho prático com a olivicultura e visualizar as primeiras impressões de adaptação da cultura na região central do RS.

                        Nessa época, o plantio de oliveiras no Brasil era basicamente uma aventura, uma aposta de poucos fruticultores que acreditavam no grande potencial de adaptação desta fantástica árvore, mas ao certo, certeza não existia da sua viabilidade comercial.

 

                        Em pesquisas, conseguimos diversos relatos, todos muito antigos sobre a produtividade desta planta em solo gaúcho e brasileiro, mas estudos criteriosos e quantificados de tal produção, ao certo não haviam para consulta.

 

                        No final de 2008, passadas as primeiras dificuldades, principalmente devido a total falta de informação disponível sobre a cultura, mas com mais de 1.000 árvores plantadas, a empresa rural Bosque Olivos é fundada, possibilitando assim a programação de  novos passos, na busca do desenvolvimento desta cultura.

                       A Bosque Olivos hoje está formada por 3.000 árvores, numa área aproximada de 9 hectares de oliveiras, consorciado com 10 tanques para psicultura, de onde é retirada a água para o sistema de irrigação, que seguindo a linha de atuação da empresa tem um funcionamento ecológico, com metade do seu funcionamento apenas por gravidade, aproveitando-se assim a declividade própria do terreno.

 

                       Hoje, passados mais de 07 anos, evoluímos bastante no estudo e pesquisa  da cultura da oliveira: contamos com um bom acervo bibliográfico, uma grande quantidade de trabalhos de pesquisa arquivados, experiências práticas compartilhadas com diversos produtores nacionais e estrangeiros, diversas viagens ao exterior, possibilitando uma análise comparativa do que vem e está sendo feito em matéria de oliveira, mas principalmente, diversas novas rotinas implementadas na busca da eficientização dos procedimentos desta cultura, todos adaptados à nossa realidade local.

 

                    


Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior




00000

Bosque Olivos | Estação Experimental de Pesquisa | Cultivo Agronatural de Oliveiras | Cachoeira do Sul / RS | (51) 99591045