Canal do Youtube

Parceiros


NetafimNetafim
http://www.netafim.com.br/

A empresa Bosque Olivos desenvolve as suas atividades comerciais na produção e comercialização de azeitonas, e seus derivados, focando ainda, muito da sua atuação no desenvolvimento de estudo de novas rotinas na olivicultura.

 

O caminho do novo conhecimento é uma tendência mundial hoje vivida pela produção de azeitonas e azeite de oliva, dada a sua imediata necessidade de modernização, com a redução dos custos produtivos e busca da maior eficiência nos tratos culturais, objetivando-se assim uma maior rentabilidade à propriedade, com a necessária adequação às novas diretrizes ambientais.

 

No caminho da pesquisa, encontramos a necessidade de viabilizar um sistema moderno e ambientalmente correto de irrigação para o nosso cultivo, onde a modalidade de gotejamento autocompensado foi rapidamente eleito como o mais indicado.

 

A economia de água possibilitada pela utilização deste sistema, aliada a facilidade de instalação, bem como de operação, nos levou rapidamente à implantação já em maio de 2011 de gotejadores em todo o olival.

 

O nosso objetivo com a implantação de um sistema moderno de irrigação na Bosque Olivos, ao certo não é irrigar em quantidade, pois pelas médias pluviométricas anuais do RGS a cultura da oliveira estaria com excesso de água.

 

O problema, assim como em outras culturas é a irregularidade histórica analisada nas últimas décadas, onde exatamente no maior período de perigo de dano causado por stress hídrico na cultura, analisamos reiterados períodos de  fortes estiagens.

 

Optamos, por tais razões, em implantar a irrigação da Netafim como um investimento necessário para lograr altos desempenhos com a cultura, minimizar o problema enfrentado pela oliveira de alternância produtiva, mas principalmente, para termos a segurança de um dispositivo eficiente, já instalado na propriedade, que nos possibilite em casos de estiagem nos meses de primaverão-verão, reduzir os impactos de abortamento floral, abortamento de frutos, redução dos índices de azeite por árvore e perda de crescimento de ramos produtivos do próximo ano.

 

Não temos hoje como planilhar os índices de aumento produtivo com o sistema de irrigação instalado, uma vez que nossas árvores são novas e a irrigação foi instalada recentemente, mas ao certo podemos afirmar sem dúvida alguma, que numa olivicultura segura e voltada para altos rendimentos, à utilização de um sistema moderno e eficiente de irrigação, será fundamental para obtenção do sucesso produtivo esperado pelo produtor!

 

Nesse contexto, pela nossa pesquisa e experiência, ao certo escolheríamos novamente o sistema de gotejamento da Netafim!


+ parceiros

00000

Bosque Olivos | Estação Experimental de Pesquisa | Cultivo Agronatural de Oliveiras | Cachoeira do Sul / RS | (51) 99591045