Canal do Youtube

Projetos


Equipamentos para Manejo de OvinosEquipamentos para Manejo de Ovinos

 

                     A olivicultura brasileira vive um momento de grande retomada, com novos investidores ingressando num interessante mercado, com consumo crescente e preços historicamente bastante favoráveis, inclusive ao pequeno produtor.

                         Assim, é grande a busca por novos produtos, novas tecnologias, manejos inovadores, tudo com o objetivo de conseguir ao final de todo o processo produtivo, um ganho real aos envolvidos.

                          A olivicultura tradicional, realizada de forma extensiva e sem maiores cuidados por parte dos criadores, em áreas afastadas e marginais, com baixa qualidade de pastagens e quase nenhum investimento em infraestrutura, ao certo não tem mais lugar, hoje o agronegócio passou a ser encarado de uma forma séria, com planejamento e gestão de toda a propriedade.

                        Nesse sentido, o novo criador de ovinos, assim como todas as demais atividades na agropecuária, está ligado diariamente ao mundo conectado, sempre em busca de novidades, visando ganhos em tempo, em qualidade, mas principalmente em bem estar animal!

                       O que antes era tido pelo homem do campo como frescura no manejo dos ovinos, hoje está provado que é essencial, pois uma lida correta e com um mínimo de stress aos ovinos, ao certo refletirá em índices de prenhez, índices de abortamento, potencial de amamentação, ganho diário de peso, ph da carne, níveis de contaminação de parasitas, nível imunológico frente a enfermidadades, precocidade reprodutiva, índices de parto duplo e triplo, maior lotação e giro de animais por hectare; ou seja, os reflexos são diretos em todo o processo produtivo dos ovinos como um todo, envolvendo não só as suas características individuais, mas do criatório em geral.

                       Nesse contexto de inovação e de grandes mudanças, a Bosque Olivos, dando continuidade aos seus trabalhos de pesquisa no manejo integrado de ovinos com lavoura e pomar, firmou uma nova parceria comercial com a empresa Adabe Indústria Metalmecânica e Cachoeira Rurais, para juntas desenvolverem equipamentos que facilitem, otimizem e tornem mais seguros os trabalhos de manejo dos ovinos.

 

                       A  lida no campo, por sua própria natureza é uma atividade que envolve bastante risco, pois geralmente estão presentes nas atividades o indivíduo, a máquina e o animal. Por mais prática e controle de toda a situação que o operador rural tenha da atvidade que está desenvolvendo, temos a presença de uma máquina, que poderá falhar ou não ser a ideal para aquela tarefa, e somado a isso, temos o animal (irracional), movido geralmente pelos impulsos de adrenalina, durante os procedimentos de contenção. Logo, a mistura é explosiva, e para tudo funcionar dentro de uma conformidade planejada, temos obrigatoriamente que nos deter com muita técnica e precisão nos três elementos envolvidos HOMEM - MÁQUINA e ANIMAL!

 

                      A parceria firmada tem por foco exatamente resguardar toda essa situação, pois sabemos de muitos casos com sérias lesões ao humano e ao animal, por um manejo realizado de forma imprudente, negligente ou totalmente sem a devida perícia no que estava sendo realizado.

 

                    Ocorrida a lesão no indíviduo, de nada adiantará a desculpa que sempre ouvimos: " Não fou issa a intenção, não era para ter acontencido, FOI SEM QUERER" !

 

                    Lógico, ninguém perderá uma vista, causará uma fratura, ou provocará uma lesão em alguém de forma intencional durante a lida campeira, mas infelizmente, todos os dias os acidentes estão ocorrendo!

 

                     No mesmo sentido, trabalhamos num conjunto de brete e mangueira em pedaços, derrubando animais ao chão, com elevados níveis de stress, depois colocamos a culpa na genética pela falta de resposta em ganho de peso... Ou pior, adquirimos reprodutores PO para melhoria do nosso rebanho, e ocorrido o acidente, vem o sacrifício e o churrasco mais caro de nossas vidas!

 

                    Tudo por uma falta de planejamento!

 

              Buscamos também um novo conceito de mobilidade dos materiais pesquisados e desenvolvidos, pois assim como hoje trabalhamos com um conceito moderno de cercas elétricas, que acompanham a dinâmica da propriedade em rotação de pastejo e lavoura, da mesma forma o conjunto de mangueira e brete poderá ser móvel, acompanhando o rebanho e sendo guardado protegido no galpão, o que reverterá em grande aumento da sua vida útil!

 

                     A Bosque Olivos, junto com as suas parceiras Adabe Indústria Metalmecânica e Cachoeira Rurais, continuará com as suas pesquisas e  seus experimentos, visando o desenvolvimentos de novos e modernos equipamentos; mais seguros e eficientes, proporcionando um ganho final ao produtor rural!

 

         05/02/17

Tales Machado Altoé

  ( Bosque Olivos)


Foto 1
Fechar Próxima Anterior

Foto 1

Foto 2
Fechar Próxima Anterior

Foto 2

Foto 3
Fechar Próxima Anterior

Foto 3

Foto 4
Fechar Próxima Anterior

Foto 4

Foto 5
Fechar Próxima Anterior

Foto 5

Foto 6
Fechar Próxima Anterior

Foto 6

Foto 7
Fechar Próxima Anterior

Foto 7

Foto 9
Fechar Próxima Anterior

Foto 9

Foto 8
Fechar Próxima Anterior

Foto 8

Foto 10
Fechar Próxima Anterior

Foto 10

Foto 11
Fechar Próxima Anterior

Foto 11

foto 12
Fechar Próxima Anterior

foto 12

Foto 13
Fechar Próxima Anterior

Foto 13

Foto 14
Fechar Próxima Anterior

Foto 14

Foto 15
Fechar Próxima Anterior

Foto 15

Foto 16
Fechar Próxima Anterior

Foto 16



+ projetos

00000

Bosque Olivos | Estação Experimental de Pesquisa | Cultivo Agronatural de Oliveiras | Cachoeira do Sul / RS | (51) 99591045