Canal do Youtube

Bosque Olivos


FOCO PRINCIPAL DE ATUAÇÃO:

 

                       O trabalho da empresa foi focado ao longo de 13 anos no estudo de viabilidade e  desenvolvimento de novas técnicas, visando adaptar o procedimento de cultivo da região mediterrânea às nossas características locais, com seus índices pluviométricos, solo, clima e elevada umidade relativa do ar.

 

                         O nosso olival, sempre foi direcionado para modernas técnicas de produção e proteção integrada, aliadas à necessária eficiência da agricultura de precisão, tendo sido naquela época, dividido em 4 setores independentes, o que nos possibilitava uma atuação precisa e pontual dentro de um contexto de 9 hectares, gerando assim uma capacidade ilimitada de rápido e eficiente gerenciamento operacional.

 

                       Com essa divisão, conseguimos sempre atuar de forma precisa e escalonada nos mais diversos manejos da cultura, do fitossanitário até o funcionamento independente e setorizado da irrigação, com uma redução drástica dos custos operacionais ao longo do ano, possibilitando ao final do processo um ganho real de competitividade econômica do nosso produto.

 

                        Visando a busca da eficiência produtiva, sempre contamos com apenas um funcionário efetivo na nossa folha de pagamento, o que nos proporcionava um reduzido custo fixo mensal em mão de obra, nos oportunizando capacidade econômica de investimento nas demais necessidades de manutenção da propriedade.

 

                             Outro objetivo direto da empresa Bosque Olivos foi fomentar o plantio de oliveiras na região do Bosque, no município de Cachoeira do Sul, uma vez que constatamos que  a característica regional da localidade era de propriedades pequenas e médias, e exploradas pela própria família, onde ao certo, a cultura da oliveira seria uma formidável  possibilidade de diversificação na produção primária, gerando uma nova renda, sem grandes custos de manutenção e reduzido investimento inicial.

 

                       No mesmo sentido, pela necessidade de mão de obra para a poda e colheita, certamente a olivicultura traria um desenvolvimento econômico e social para essa região, onde a maior parte dos proprietários é formada por colonos de descendência alemã e italiana, e vivem apenas da renda da sua propriedade.

 

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL:

 

                       A empresa Bosque Olivos desde o seu início foi norteada por grandes cuidados e preocupações de ordem ambiental, onde sempre buscou através da precisão, minimizar o impacto quando da utilização de produtos fitossanitários; faz a coleta seletiva do lixo, sendo o mesmo transportado já separado, para a cidade, onde á dada a correta destinação ao mesmo; são testadas diversas técnicas de manejo alternativo durante os tratos culturais, visando não só a proteção do meio ambiente como um todo, mas principalmente o manejo diferenciado ao solo de toda a propriedade.

 

                      As embalagens de agrotóxicos, adubos e produtos afins, são corretamente devolvidas, junto ao posto de recebimento para este fim, mantido pela ARDEC, no município de Cachoeira do Sul, bem como todo o lixo reciclável e não reciclável, depois de devidamente embalado, é retirado da propriedade e trazido para a sede do município, onde é corretamente eliminado.

 

                      O projeto de irrigação, da mesma forma, desde o seu planejamento, foi desenvolvido com a preocupação em utilizar apenas metade da energia elétrica necessária para o seu eficiente funcionamento, sendo o restante complementado apenas pela atuação natural da gravidade, com grande economia econômica e ambiental para a propriedade.

 

                     Na Bosque Olivos, também são desenvolvidos estudos de utilização de resíduos agrícolas, hoje uma tendência mundial, frente aos estudos de fertilização alternativa do solo na propriedade, tais como a poda das oliveiras, diversos adubos orgânicos, munha de carvão vegetal e casca de arroz calcinada, possibilitando assim a utilização de produtos naturais na propriedade, produtos anteriormente descartados.

                       Com passar dos anos, frente aos desafios enfrentados, a Bosque Olivos terminou por abrir o seu leque de atuação e experimentos, não concentrando seus esforços apenas na cultura da oliveira, contando atualmente com um experimento na olivicultura, na psicultura e um novo pilotona produção de pitaias.

 

27/07/2020

 


Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior

Fechar Próxima Anterior






00000

Bosque Olivos | Estação Experimental de Pesquisa | Cultivo Agronatural de Oliveiras | Cachoeira do Sul / RS | (51) 99591045