Na manhã de hoje recebemos na propriedade Bosque Olivos a visita técnica do pesquisador Dorli Mario da Croce, engenheiro florestal e pesquisador, Gerente da Epagri/Cepaf.
Na oportunidade foram firmados compromissos de parceria, intercâmbio de dados, projetos e resultados de pesquisas em diversas áreas, relativas ao cultivo das oliveiras.
Tal intercâmbio visa proporcionar uma troca de experiências, dentro dos microclimas e regiões de plantio, tanto no estado do Rio Grande do Sul, como no estado vizinho, Santa Catarina.
Mais uma vez ficou claramente demonstrado todo o potencial produtivo da oliveira, em ambos os estados, onde as características de produção, manejo, controle de pragas, pouco mudam.
A conclusão firmada ao final da visita, foi da viabilidade produtiva da oliveira, sendo necessário dar continuidade aos avanços já alcançados, por intermédio de muita pesquisa e estudo de novos manejos, adaptações de técnicas já usadas, busca alternativa por novos métodos de nutrição e controle sanitário, enfim, o futuro da olivicultura no Brasil, passa necessariamente por muito estudo.
Hoje estamos num passo a frente, não pesquisamos mais sobre a possibilidade produtiva da planta, essa já é uma realidade e uma certeza, agora, buscam-se formas de tornar tal produção comercialmente viável!
Tales Machado Altoé
( Bosque Olivos )