Canal do Youtube

Novidades


Resistência das Pragas (lagartas)
06 de Dezembro de 2013

                                                                 Entendendo o problema

 

                  A ocorrência de lagartas do gênero Helicoverpa na região do Cerrado foi observada a partir da safra 2012/13 em níveis populacionais nunca antes registrados, causando sérios prejuízos econômicos principalmente nas culturas de algodão, soja e milho. Além dessas culturas, foram identificados surtos da praga em tomate, feijão comum, caupi, milheto e sorgo. No país, há também relatos de ataques em pimentão, café e citros, dentre outras plantas.

 

                 A identificação dessa lagarta é complexa e requer conhecimentos muito específicos de suas estruturas reprodutivas. Na safra 2012/13, em amostras originárias de lavouras de soja, milho e algodão, nos estados da Bahia, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal, a Embrapa identificou, com base na genitália masculina e análise molecular de adultos, a espécie exótica quarentenária Helicoverpa armigera (Protocolo de Notificação da Embrapa ao MAPA N° 70570.000355/2013-2).

                    A praga foi identificada por pesquisadores da Embrapa em fevereiro de 2013.

                    A Embrapa considera que o crescimento populacional de lagartas do gênero Helicoverpa e consequentes prejuízos aos sistemas de produção foram ocasionados por um processo cumulativo de práticas de cultivo inadequadas, caracterizadas pelo plantio sucessivo de espécies vegetais hospedeiras (milho, soja e algodão) em áreas muito extensas e contíguas associadas a um manejo inapropriado dos agrotóxicos. Isso tornou o agroecossistema progressivamente suscetível a doenças e aos insetos-praga devido à farta disponibilidade de alimentos, sítios de reprodução e abrigo durante quase todo o ano, além da eliminação de seus agentes naturais de mortalidade

 

                            Essa situação tem causado perdas econômicas significativas aos sistemas de produção, a exemplo do que ocorreu na safra de algodão 2012/2013. Torna-se, portanto, necessário restabelecer o equilíbrio dos Sistemas de Produção Agrícola, antes que outros insetos, além da Helicoverpa armigera, oportunamente se adaptem, aumentando os prejuízos nas safras agrícolas que se seguem. Para a Embrapa além de medidas emergenciais a serem adotadas para restabelecimento desse equilíbrio torna-se fundamental a adoção dos conceitos e práticas do Manejo Integrado de Pragas, já desenvolvidos pela pesquisa.

                     

Embrapa Sede - Parque Estação Biológica, s/n°

Brasília, DF - CEP 70770-901

Fone: (61) 3448-4433

Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891


Lagartas
Fechar Próxima Anterior

Lagartas

Lagarta1
Fechar Próxima Anterior

Lagarta1

Lagarta3
Fechar Próxima Anterior

Lagarta3

Lagarta4
Fechar Próxima Anterior

Lagarta4



+ novidades

00000

Bosque Olivos | Estação Experimental de Pesquisa | Cultivo Agronatural de Oliveiras | Cachoeira do Sul / RS | (51) 99591045