Canal do Youtube

Novidades


Colheita 2016
10 de Março de 2016

              

                   Nessa semana a Bosque Olivos terminou o período de colheita da safra 2015/2016, depois de um ano de grandes dificuldades climáticas, onde tudo que podia acontecer para dificultar a produção das nossas oliveiras ocorreu e de forma bastante intensa!

                   Apesar de tudo, ainda assim a oliveira demonstra toda a sua força e magia, e contrariando todas as expectativas negativas, ainda nos retribui com um pouco dos seus frutos.

                   A colheita toda não alcançou 1 tonelada, contando com as variedades para azeite e conserva.

                   Em razão dos 4 eventos de granizo no mês de outubro de 2015, analisamos que a grande maioria das plantas sofreu uma perda quase total de seus frutos, o que tornou a rotina de colheita demorada, cansativa e muito pouco produtiva.

                   Assim, a média dos nossos colhedores caiu de em torno de 120 kgs/dia/homem, para em torno de 20kgs, resultando ao final, um custo de colheita inviável, o que nos levou a questionar e estudar novamente todo o processo.

 

                   Diante de tais dificuldades, a empresa reorganizou o seu processo de colheita e passamos uma grande quantidade das azeitonas colhidas ao setor de testes e provas de azeitonas de mesa, onde foram confeccionadas diversas receitas de cura, todas isentas de soda cáustica ou outros produtos químicos usualmente utilizados. As azeitonas em conserva produzidas pela Bosque Olivos utilizam ao longo da sua cura apenas água mineral e sal, nada mais, o que irá mudar é a rotina de cura e as trocas de água, mas sempre primando por um produto limpo e saudável!

                   É sabido que a colheita produtiva começa lá trás, na poda correta, depois na fertilização bem feita e culmina nos demais cuidados com a cultura, até o momento final de buscar o fruto pronto, no ponto exato do seu melhor azeite, em qualidade e quantidade.

 

                   Infelizmente, num ano tão difícil para a agricultura, tudo foi alterado e prejudicado, mas ainda ssim, fechamos o balanço de forma positiva, pois não foi possível colher a azeitona, mas frutificou o conhecimento e uma grande quantidade de dados técnicos sobre o que deve ser evitado para os próximos anos, bem como o que devemos tentar repetir, visto que nem tudo restou negativo desse processo de experimentação!

 

                  Vamos analisar nos próximos anos, todo um conjunto de dados sobre manejo da poda, previsão climática, análise de dados futuros e passados de índices pluviométricos, históricos de temperatura mínima e máxima do período, manejo e controle integrado de pragas e fertilização a longo prazo do olival, buscando com isso o encontro de pontos de equilíbrio, conseguindo-se com isso um nível maior de reistência e proteção para as nossas árvores, visto que nos últimos anos já conseguimos analisar um incremento contínuo de eventos  climáticos extremos, geralmente no nosso período mais delicado, a primavera!

 

                  Aguardamos assim com ansiedade o término do período de repouso do nosso azeite, para depois passarmos ao processo de filtragem, envase e degustação! 

 

                  Aproveitamos para agradecer toda a ajuda e empenho de todos os nossos colaboradores que participaram do período de colheita, num ano de tão reduzida carga de frutas, com um recolhimento difícil e cansativo!

 

                 A Bosque Olivos reforça e reafirma o seu compromisso social em ajudar e proporcionar dentro do seu campo de atuação o fortalecimento da comunidade na qual está inserida, a localidade do Bosque, no município de Cachoeira do Sul - RS (Brasil).

 

 

                  Tales Machado Altoé

                    ( Bosque Olivos)


Foto 1
Fechar Próxima Anterior

Foto 1

Foto 2
Fechar Próxima Anterior

Foto 2

Foto 3
Fechar Próxima Anterior

Foto 3

Foto 4
Fechar Próxima Anterior

Foto 4

Foto 5
Fechar Próxima Anterior

Foto 5

Foto 6
Fechar Próxima Anterior

Foto 6

Foto 7
Fechar Próxima Anterior

Foto 7

Foto 9
Fechar Próxima Anterior

Foto 9

Foto 8
Fechar Próxima Anterior

Foto 8

Foto 10
Fechar Próxima Anterior

Foto 10

Foto 11
Fechar Próxima Anterior

Foto 11

Foto 12
Fechar Próxima Anterior

Foto 12

Foto 13
Fechar Próxima Anterior

Foto 13

Foto 14
Fechar Próxima Anterior

Foto 14



+ novidades

00000

Bosque Olivos | Estação Experimental de Pesquisa | Cultivo Agronatural de Oliveiras | Cachoeira do Sul / RS | (51) 99591045